terça-feira, 29 de abril de 2008

Alguns Significados dos Cânticos do Candomblé - Sangô

Ao me deparar com uma passagem do livro "A fogueira de Xangô ... o Orixá do fogo de José Flávio Pessoa de Barros"observei que os cânticos descritos no livro, com a devida tradução, seriam de muito proveito para o aprendizado de todos os que seguem o Candomblé e tem interesse em aprender sempre mais. Segue o trecho em destaque:

"As esteiras são estendidas e sobre elas os iniciados se ajoelham, busto curvado, pousando a cabeça no chão, em direção a Obaladô. Sua voz faz-se ouvir, então, salmodiando cada verso como um lamento, um canto em solo é ouvido e que se repetirá por três vezes. È um lento responsório, em que o oficiante canta primeiro, acompanhado em um segundo momento , pelos presentes.

Oba kawòó o Ó Rei, meus cumprimentos.
Oba kawòó o Ó Rei, meus cumprimentos.
O, o, Kabíyèsílè Sua majestade, o Rei mandou construir uma casa.
Oba ni kólé
Oba séré O Rei do xere, o Rei prometeu e traz boa sorte,
Oba njéje o dono do pilão.
Se´re aládó
Bongbose O ( wo ) bitiko Bamboxé abidikô, meus cumprimentos ( ao )
Osé Kawòó Oxé, sua majestade.
O, o, Kábíyèsilé Meus cumprimentos.

O som do Adjarim marca o início do paó, palmas compassadas que a anunciam uma nova reza para o orixá do fogo....... o cântico continua:

Ó níìka, ó Níìka Ele é cruel, ele é cruel(o trovão ).
Áwè jè atètú Eu jejuo para o punidor.
Badé, badé ìyá Tèmi Badé, badé, meu espírito sofre


Ó níìka, ó níìka árá ìn álàde o Ele é cruel, o trovão é cruel sim. O dono da coroa é cruel.
Ó níìka àwe jé atètu Ele é cruel, ele é cruel(o trovão )Eu jejuo para o punidor.
Aira ma sá re awo, ariwo, ale odó Airá(o trovão), verdadeiramente voa e cai ruidosamente.
Ma sè Forte como um pilão, como um tambor ( barulho ).
Aira ma sá re awo, ariwo, ale odó Airá(o trovão), verdadeiramente voa e cai ruidosamente.
Ma sè Forte como um pilão, como um tambor ( barulho ).
Yèyé, kèrè-kèrè lo ni joko ayagba O pássaro vagarosamente senta e chora para as grandes mães.
Ale odó ma sè Forte como um pilão, como um tambor ( barulho ).

A reza diz que o trovão é cruel, implorando a Badé... "ele é a voz estrepitosa e aterrorizante do Trovão, é a força que deflagra a carga irregular dos raios". Os nagôs dizem ser Badé é um vodum, isto é, de origemjêje, e que os jêjes do maranhão, dizem que é um orixá nagô e que, quando ele se apresenta na Casa –das –Minas, fala por sinais para não revelar os segredos dos nagôs.

Os pássaros lembram as feiticeiras que ameaçam os seres humanos, é necessário implorar as grandes mães senhora dos pássaros, para que não flagelem os homens. Airá também é mencionado no texto sagrado, recolhido entre os que se originam do axé de IÁ Nasô. Este orixá ocupa um lugar especial nesta comunidade, estando ligado a primeira no nominação...Axé Airá Intilé.

Novamente o Adjarim anuncia que o Rei Xangô continuará sendo louvado, e uma nova reza começa:

Oba ìrú l´òkò O Rei lançou uma pedra.
Oba ìrú l´òkò O Rei lançou uma pedra.
Ìyámasse kò wà Iyámasse cavou ao pé de uma grande
Ìrà oje árvore e encontrou.
Aganju ko má nje lekan Aganju vai brilhar, então , mais uma vez como trovão.
Árá l´okò láàyá Lançou uma pedra com força (coragem)
Tóbi òrìsà, O Grande Orixá do orum (terra dos ancestrais) vigia.
Oba só òrun O Rei dos trovões, está no pé
Árá oba oje de uma grande árvore ( pedra de raio )

A oração saúda o Rei dos trovões, como sendo Aganju, o Alafin de Oió, filho de Ajaká e sobrinho de Xangô. Iamassê considerada sua mãe é quem revela aos mortais, que a pedra de raio, símbolo do seu poder, é encontrada ao pé de uma grande árvore. O brilho dos raios e o barulho dos trovões lembram que Aganju vigia do orum , terra dos ancestrais, seus súditos fiéis.

O Adjarim marca um novo momento, Obaladô levanta-se e se dirige a casa de Xangô pousando no chão da mesma uma gamela cheia de Amalá , a comida predileta deste orixá.

Béè ni je a! pá bo Sim, comer(amalá)dentro(de uma gamela) com satisfação, de uma só vez,adorando.
Je bí o o ni a! pá bo Comer, nascer dele, dentro(de uma gamela)com satisfação, de uma só vez, adorando.
E ni pá léèrín àdá bá lài Cortado muitas vezes(o quiabo),sempre com cutelo, dentro da gamela
Ìmó wá mònà mòwé Procurar conhecimento,
Kó je nà mímò àsé certamente torna inteligente.
Kó je nà mímò àsé A comida (amalá) faz adquirir
Kó je nà mímò àsé e aumenta o conhecimento do Axé.

A reza indica que, ao se desfrutar da comida sagrada, descobre-se o axé, isto é, a força, que dá conhecimento e sabedoria aos que delas usufruem. Nos últimos acordes da reza, os ogans de Xangô pousam os xeres e acendem a fogueira. Varias vozes gritam..

Kawòó Kàbíyèsilè !!! Kawòó Kàbíyèsilè !!! = Meus cumprimentos à sua majestade !!!"


19 comentários:

caroline disse...

Há poder no Sangue de Jesus...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...se verdadeiramente Jesus vos libertar...peça pra Jesus te libertar e abrir seus olhos pra verdade...ele te ama e quer falar com vc...te amo irmão.

Anônimo disse...

O sangue de Jesus tem poder. A bíblia diz que o príncipe deste mundo veio para cegar o entendimento do povo e é impressionante como o inimigo de nossas almas atinge este objetivo. O IMPORTANTE É QUE O APÓSTOLO JOÃO DECLARA EM SUA PRIMEIRA CARTA QUE O FILHO DE DEUS SE MANIFESTOU PARA DESFAZER AS OBRAS DO DIABO.
Beijo no coração de todos. Shalon Adonai

Anônimo disse...

Salmos 1. 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

JESUS ESTÁ VOLTANDO !!! CREIAM.

Fábio Cardoso disse...

Queridos irmãos caroline, vagner e amigos.

Por favor, crença e fé são totalmente pessoais. Se você irmão e irmã não acredita no que eu acredito não há problema, pois existe o livre-arbítrio de seguir a religião que mais responde suas questões e mais lhe conforta.

Assim sendo, não é citando crenças de sua religião dentro de um blog voltado a uma religião diferente da sua que criarás respeito ou qualquer tipo de reflexão de qualquer pessoa.

Não acredito que nem a intolerância, nem o desrespeito sejam ensinados na sua fé.

Moramos em um país Laico, os senhores sabem o significado disso ou desta palavra? Vou explicar, caso não tenha esse conhecimento.

Laico = Nosso país não tem religião oficial, ou seja vivemos em um país neutro em relação a questões religiosas reconhecidamente um exemplo de TOLERÂNCIA perante a comunidade internacional.

Veja mais >> http://pt.wikipedia.org/wiki/Laicismo

Sigo aqui difundindo a cultura da minha fé em meu blog que é aberto a todos, sem restrição de comentários, ou seja, qualquer pessoa pode escrever acreditando ou não na nossa fé.

Sugiro que criem e escrevam um blog da religião dos senhores. Garanto que não tentarei convencê-los sobre quem é mais ou esta mais certo, porque irmãos, NINGUÉM, é ou esta mais certo. Todos nós seguimos caminhos diferentes para alcançar o mesmo Deus.

Grande abraço, luz, sabedoria, calma, tolerância, respeito e muito axé para todos!

Anônimo disse...

Cara, estes crentes são CHATOS PRA CARALHOOOOOOOOOOO!!!!!

Unknown disse...

É isso aí, "anônimo":- são chatos mesmos. Chatos, mal informados, intolerantes (néo-inquisidores), acham-se os herdeiros diretos dos "escolhidos" entre o "povo escolhido" (e olha que Israel tá matando neguinho pacas), repetitivos, não respeitam o direito do próximo de buscar outro caminho, prevaricadores (tá cheio de pastor com a burra cheia de grana às custas das suas "ovelhas"); dizem-se seguidores do Avatar sem sequer perceber sua Essência, pregam a integralidade de um livro valioso, mas que espelha uma cultura distante no tempo e no espaço. Na própria área em que atuam, percebo que misturam demagógicamente o velho com o novo, de acordo com suas conveniências. Não sabem sequer que são frutos diretos da igreja católica medieval, nascidos do cisma dessa Instituição via Lutero e Calvino (esse é o nome de seus mentores diretos...), europeus (aqui, o neguinho nasce no meio do mato e quando vem pra cidademaravilha, e se acha europeu, pôrra!). Seus "papais" revoltaram-se em virtude de privilégios da nobreza em detrimento da emergente classe mercantil, simonia, etc. etc., e outros desmandos da Santa Sé; só que, de boas intenções, o inferno tá cheio. Infelizmente, em nome de Jesus controem o império de hipocrisia e sacanagem... que pena! E olha que Ele deu seu Sangue e a Caroline, o Vagner et caterva querem MAIS SANGUE DE JESUS, pôtz! Isso é que é parasitismo! De mais a mais, eu nunca entrei em site "é-vangélico" pra encher o saco deles. Ogunhê!!! Chicão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea disse...

Foi atraves da religião Candomblé que comecei a sentir minha fé brotar na minha vida pois também acreditamos em DEUS- mas acreditamos também na força dos Orixás! Mucuiu ou Motumbá á todos!

Anônimo disse...

Olha eu acho que religião certa é aquela que te faz bem. Ñ sei pq, alguns evangélicos têm sempre que procurar blogs, sites, vídeos, etc, que falam do candomblé pra criticar. Se estão felizes com suas crenças, se sentem bem, pra que vir se intrometer e julgar a crença alheia?
Será que ñ ensinam nessa igrejas que pra cada coisa existe seu tempo e que ninguém deve julgar ninguém?
A bem da verdade é que já estou de saco cheio com esses que gostam de criticar e ficar falando palavras
da bíblia como se fossem algum profeta. E essa história de "te amo irmão"...quem ama ñ julga, é fácil dizer que ama, difícil é sentí-lo verdadeiramente e duvido que amem msm de td coração, pra mim isso ñ passam de comentários jogados ao vento, só pra se sentirem os benfeitores que amam a tds sem distinção.
Acho que deveriam se dedicar mais a sua religião e procurar o que fazer, pq pra mim, quem está bem, feliz, ñ perde tempo se metendo na vida alheia.

Anônimo disse...

Querido Fábio adorei suas palavras.
Eu que já fui um deles,sentia muito mal com a falta de respeito como um todo.
eles são um bando de hipócritas.

Anônimo disse...

O mal da humanidade é não saber repeitar a religião e crenças dos outros. O católico, os candomblecistas e umbandistas não criticam as religões e crenças dos outros, somente os que dizem evangélicos se prestam a esse papel. Todos nós temos livre arbitrio. Quem são vocês para nos julgar. As religão de vocês é religião os exs

LUIZ CLÁUDIO disse...

A Fé Evangélica, nada mais é, do que o Remorso na Contramão!
Gostei muito da resposta do fábio em relação ao comentário dos infelizes e ignorantes irmãos Caroline e Vagner. Sou espírita Kardecista e acredito que estes pobres (de alma) ainda encontrarão em muitas encarnações, a oportunidade de se esclarecerem e tornarem-se tolerantes, cultos e mais solidários. Acho que eles deveriam começar por agora, seguindo o exemplo do Cristo.
Comecem por abdicar dos bens materiais e sair de seus marasmos, arregaçar as mangas de suas "túnicas" fazer a caridade aos irmãos necessitados, sem lhes perguntar se acreditam neste ou naquele Deus. Jesus Cristo não tinha religião. Era só bondade e amor em forma de homem.
Que Deus lhes cubram de bençãos e lhes esclareçam a alma.
PAZ EM SEUS CORAÇÕES.

Anônimo disse...

acho que os evangelicos deverião se preocupar mais com eles
por que tanto ataque a nos do candomble , caho que eles tem medo de nos tornarmos maiores .
porqwue maiores nos ja somos , tem muinta gente inrustida de outras crenças que frequentão nossos cultos ,mas eles não assumem e disem ser de outra cultura religiosa .
mas tudo bem o importante e que estamos fasendo a nossa parte , e eles sera que estão?
que ogun abençoe a todos e que essas ditas pessoas de fé , tenhão um pouco mais de respeito a o seu proximo , so por apenas ser uma pessoa igual a ele . não por dinheiro de dizimo eu cargos religiosos que as prefeituras e as repartiçoes estão cheias desses canalhas . axé lorun a todos

Anônimo disse...

OQUE É? , OQUE É?
uma van que caiu no rio com 6 crentes dentro?

resp: e uma puta sacanagem
por que caberiaõ mais 10


kkkkkkkkk
axé a todos

Anônimo disse...

Gostaria de saber o significado ou a origem do nome Badê.
Você pode me ajudar?
Obrigada.
Chris

Anônimo disse...

MAS Q INVASAO DE CRENTE ANICEFALO ESTAO EM TODA PARTE VAI TRABALHAR P DAR GRANA P PASTOR SENAO O CAPETA TE PEGAAAA . INA DE OGUN-ctba

thyago disse...

parabens muito bom pena
que nen todo mundo acredita
mas nen jesus agradou a todos! valeu.

Relações Publicas disse...

sou católica mas convivi muito tempo com pessoas evangélicas e isso só me fez pegar mais raiva desses crentes... queriam que eu mudasse de vida começasse tudo de novo como se eu tivesse alguma divida de caráter com Deus... eu respeito todas as religiões e sempre quero aprender mais sobre cada uma. faço isso com o espiritismo com o umbanda e etc. quero diminuir ao máximo meu raio de ignorância, mas quando se trata dos evangélicos meu sangue ferve eu me recuso a engolir a seco tanta intolerância hipocrisia e ignorancia.

Marcão disse...

Crente é igual a papagaio,repete o que escuta sem saber o que fala. Aroleee!!!