Seguem algumas sugestões de leitura indicadas pela escritora Carolinha Cunha.
Infanto-juvenil
• As panquecas de Mama Panya, de Mary e Rich Chamberlin. São Paulo: Edições SM, 2005. Coleção Cantos do Mundo.
• Histórias de Ananse, de Adwoa Badoe. São Paulo: Edições SM, 2006. Coleção Cantos do Mundo.
• O chamado de Sosu, de Meshack Asare. São Paulo: Edições SM, 2005. Coleção Cantos do Mundo.
• Caminhos de Exu, de Carolina Cunha. São Paulo: Edições SM, 2005. Coleção Barco a Vapor, série Azul, 10.
• Mzungu, de Meja Mwangi. São Paulo: Edições SM, 2006.Coleção Barco a Vapor, série Vermelha, nº 14.
• Aguemon, de Carolina Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
• Eleguá, de Carolina Cunha। São Paulo: Edições SM, 2007. Histórias do Okú Lái Lái.
Para o Professores
• A África na sala de aula – Visita à História contemporânea, de Leila Leite Hernandes. São Paulo: Editora Selo Negro, 2005.
• A família de santo nos candomblés jêjes-nagôs da Bahia – Um estudo das relações intergrupais, de Vivaldo da Costa Lima. Salvador: Corrupio, 2003.
• Antologia do negro brasileiro, de Édison Carneiro. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
• Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros – como ialorixás e babalorixás passam seus conhecimentos a seus filhos, de Mãe Beata de Yemonjá. Rio de Janeiro: Pallas, 1997.
• O candomblé da Bahia, de Roger Bastide. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
• O povo do santo – religião, história e cultura dos orixás, voduns, inquices e caboclos, de Raul Lody. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
• Uma visita ao museu Afro Brasil, de Ana Lucia Lopes e Maria da Betânia Galas. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2006.
• África e Brasil africano, de Marina Mello e Souza। São Paulo: Ática, 2006.
SITES
Casa das Áfricas: http://www.casadasafricas.org.br/
CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais: http://www.afroasia.ufba.br/
Fundação Pierre Verger: http://www.pierreverger.org.br/
Museu Afro Brasil: http://www.museuafrobrasil.com.br/
Programa Mojubá: http://www.acordacultura.org.br/
domingo, 18 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário